Make your own free website on Tripod.com

                          

       Sou susceptível. E agora?

 

Home
Acima
Hipertermia Maligna???
Médicos
Hot Line
Notícias
Serviços
Fale conosco!
Pesquisar
Links

 

 

Preocupações das Famílias Susceptíveis à Hipertermia Maligna

Após a confirmação de um caso de Hipertermia Maligna na família, é normal que todos fiquem assustados e apreensivos, com uma série de dúvidas. Tentaremos responder algumas...

- Poderei realizar alguma cirurgia?

Sim! Dependendo do tipo de cirurgia que você for se submeter seu anestesiologista sabendo que você é susceptível irá buscar um tipo de anestesia que não utilize os agentes desencadeantes.

- Posso me submeter a uma anestesia local?

Sim! Na anestesia local os agentes utilizados não desencadeiam Hipertermia Maligna. 

- Posso me submeter a uma anestesia geral?

Sim! Mas é importante que seu anestesiologista saiba que você é susceptível para que sejam utilizados anestésicos que não desencadeiam episódios de Hipertermia Maligna.

- E se precisar de uma cirurgia de emergência?

Neste caso é MUITO importante que você tenha alguma identificação de susceptível, pois pode não haver ninguém que saiba que você é susceptível em sua compania e caso você esteja inconsciente alguém verá esta identificação e avisará os médicos.   Sugerimos o uso de pulseiras ou pingentes com aviso de que você é susceptível e com o telefone da HotLine.

- A Hipertermia Maligna tem tratamento?

Sim. Existem muitas medidas para o controle de um episódio de Hipertermia Maligna, mas a principal medida é a administração do Dantrolene sódico o mais breve possível após o início de um episódio de Hipertermia Maligna.

- E existe cura para os susceptíveis?

A Hipertermia Maligna é um defeito genético, então não temos como consertar este defeito. É importante fazer o diagnóstico pois assim você pode evitar o desencadeamento de um episódio de Hipertermia Maligna e ter uma vida normal, podendo submeter-se a cirurgias, só terá de ter o cuidado de avisar seu anestesiologista que é susceptível!

- Todos os hospitais têm o Dantrolene sódico?

NÃO!!! Infelizmente são poucos os hospitais que têm o Dantrolene sódico disponível. No ano de 2001 a SempreViva e a Associação Paulista de Medicina conseguiram talvez a mais importante conquista no controle da Hipertermia Maligna até hoje: a aprovação de uma lei que obriga os hospitais a adquirirem o Dantrolene sódico. Agora, nos resta a difícil e importante missão de divulgar informações sobre o dantrolene sódico e conscientizar a todos os médicos, diretores clínicos e donos de hospitais sobre a importância do dantrolene sódico, pois muitas vezes na presença de um episódio de Hipertermia Maligna não há tempo para compra do dantrolene sódico e o episódio poderá ter um desfecho fatal...  A mortalidade da Hipertermia Maligna antes do desenvolvimento do dantrolene sódico era de 70%. Com a instituição de diagnóstico precoce e tratamento específico, a mortalidade caiu para menos de 10%.

 

 

Você tem mais alguma dúvida? Escreva para a gente!

semprevivahm@bol.com.br  

 

Número de acessos: Hit Counter

Envie mensagem a claucms@bol.com.br com perguntas ou comentários sobre este site da Web.
Copyright © 2001 SEMPREVIVA - Associação Brasileira de Combate à Hipertermia Maligna
Última modificação: 23 July, 2003